Monday, January 25, 2010

Hummus - mas sem tahini

Hummus é um prato típico da cozinha do médio oriente. É feito à base de grão e pasta de sementes de sésamo, também conhecida por Tahini. A isto junta-se mais ou menos alho, limão e azeite, consoante o gosto de cada um. É o tipo de entrada que considero perfeita para levar para um jantar de amigos, é fácil de se fazer, também dá para fazer com antecedência, é saudável e muito saborosa.

Eu não sou grande fã de Tahini (apesar de gostar de sementes de sésamo) e por isso omiti este ingrediente da minha receita. Em vossa casa façam como gostarem mais. Porém, para poder ter uma certa legitimidade em manter o nome da receita, acabei por incorporar algumas sementes de sésamo e assim, em cada dentada, tinha um elemento crocante!


Hummus (esta quantidade dá para 2 tacinhas iguais às da foto)


1 lata de grão, escorrido (mais ou menos 280g)
sumo de um limão pequeno
3 dentes de alho pequenos, sem casca
1 c. café de cominhos moídos
1/4 de chávena de azeite
1/4 de chávena de água (ou menos, consoante a consistênca que deseje)
Sementes de sésamo (opcional)
Paprika em pó para polvilhar (opcional)

Num food processor (ou picadora/trituradora) junte todos os ingredientes excepto a água e os ingredientes opcionais. Triture tudo até estar com um aspecto cremoso. Junte aos poucos a água até ficar com a consistência desejada. Por fim misture as sementes de sésamo inteiras. Deite numa taça e, antes de servir, regue com um fio de azeite e polvilhe com paprika. Acompanhe com pão pita ligeiramente aquecido num grelhador.

Nota: se quiser fazer com Tahini, existem à venda frascos com Tahini feito que pode adicionar a gosto à receita, em qualquer altura da sua confecção.
Pin It Now!

4 comments:

  1. yummm, tb adoro hummus, já provei o teu, é excelente e agora já tenho a receita!

    ReplyDelete
  2. Muito interessante tua proposta de Hummus.
    Já a copiei e farei em nossa próxima reunião com amigos.
    Felicidades!

    ReplyDelete
  3. Comecei a apreciar verdadeiramente o hummus com a tua receita. Agora passou a ser imprescindível nos meus jantares de amigos. Todos adoram ! Mãe Teresa

    ReplyDelete
  4. Andava em busca de uma receita de hummus sem tahini porque deixei estragar mas tenho cá por casa sementes, queria ver se alguém já tinha experimentado. Obrigada! (apesar de cá ter chegado mais de quatro anos depois do post original...)

    ReplyDelete