Sunday, May 23, 2010

Salada de couscous


Esta salada de couscous é sem dúvida a minha salada de verão preferida e claro está, leva a trilogia sagrada de todas as saladas de verão tipicamente portuguesas: tomate, pimento e pepino. Eu gosto de “puxá-la” um pouco para um estilo de tabouleh/médio oriente, juntando-lhe uma pitada de cominhos e coentros em pó, e leva sempre ervas frescas picadas, seja coentros ou salsa, e muitas vezes hortelã. Quando tenho, faço questão em enriquece-la com uma lata de grão ou com um pedaço de queijo feta esfarelado. É uma óptima salada por si só ou como acompanhamento de frango ou peixe grelhado.



Salada de couscous (serve 3/4 como prato principal)

1 chávena de couscous + 1 chávena de água a ferver+ 1 c.chá de sal
2 tomates
1 pedaço de pepino com 5cm, sem casca e sem sementes
¼ de pimento verde
1 lata de grão
3 c.sopa de azeite
Sumo de 1 limão (ou uma lima se preferirem)
Salsa ou coentros picados
Hortelã picada a gosto
Uma pitada de sal, cominhos e coentros em pó

Numa tigela grande, deite o couscous, o sal e a água a ferver e deixe repousar até os grãos de couscous terem absorvido toda a água. Deixe arrefecer um pouco. Por vezes, pode ser necessário juntar um pouco mais de água, dependendo da natureza do couscous. Entretanto corte todos os vegetais aos cubinhos e coloque tudo noutra tigela, com o sal, os cominhos, os coentros em pó, o azeite e o sumo de limão. Com a ajuda dum garfo, separe bem os grãos de couscous e junte o grão, seguido dos vegetais e das ervas aromáticas picadas. Misture tudo muito bem e leve ao frigorífico antes de servir.



Nota: se quiser juntar o queijo feta, junte no final de tudo; para um toque picante, pode juntar um chili encarnado bem picado.
Pin It Now!

1 comment:

  1. hummmm... que bom! Eu também faço uma assim mas sem grão. No entanto devo dizer que a tua opção é muito mais completa nutricionalmente (leguminosa+cereal= proteina de elevado valor biológico). Muito bem Dra. Diana ;)

    Muak!

    ReplyDelete